Portal da Cidade Santa Helena

AVALIAÇÃO

Com produtividade da soja estimada em 61,5 sacas/ha, PR recebe Rally da Safra

Expectativa da Agroconsult, organizadora da expedição, é de grande recuperação do potencial produtivo do estado

Publicado em 13/01/2023 às 11:53

Técnicos do Rally avaliam lavoura de soja. (Foto: Rally da Safra/Eduardo Monteiro)

O Rally da Safra 2023 inicia nesta segunda-feira, dia 16, a avaliação das lavouras de soja no Paraná. Os técnicos percorrerão as regiões Oeste e Norte do Estado, saindo de Maringá e passando por municípios como Cascavel, Toledo, Palotina, Goioerê e Campo Mourão, retornando a Maringá no sábado, dia 21.

A região Oeste é a única do estado que, no momento, sente os efeitos da estiagem causada pelo La Niña. O fenômeno, que se repete pela terceira safra consecutiva, é associado geralmente ao clima mais seco e irregular no Sul do que no restante do país. Em dezembro, a seca prejudicou o potencial das lavouras na chamada região Beira-Lago, em Toledo e Palotina.

Já a soja do Norte e Sudoeste está em melhores condições, com exceção das áreas próximas de Francisco Beltrão. Nas regiões mais tardias (Centro e Sudeste), os produtores estão com boas expectativas. Com isso, o estado deve apresentar uma grande recuperação no seu potencial produtivo, hoje estimado em 61,5 sacas por hectare. Na safra passada, a produtividade foi de 38,2 sacas por hectare.

No Brasil, a produção de soja é estimada pela Agroconsult, organizadora do Rally da Safra, em 153,4 milhões de toneladas, volume 19% acima da safra anterior, numa área plantada 3,9% maior, de 43,2 milhões de hectares. Para manter essa previsão de safra, é necessário que as lavouras do Rio Grande do Sul, por exemplo, que vem apresentando clima um pouco mais seco que o esperado, recebam chuva nas próximas semanas.

O trabalho de campo dos técnicos do Rally nas próximas semanas será fundamental para produzir informações mais precisas sobre a produção brasileira de soja. Neste ano, 28 equipes vão avaliar mais de 1.500 lavouras em 12 estados, percorrendo cerca de 60 mil quilômetros.

Este ano, a expedição técnica chega à vigésima edição, com mais de um milhão de quilômetros percorridos e 32 mil lavouras avaliadas nas 19 edições anteriores. Os trabalhos de campo do Rally começaram na segunda-feira, 09 de janeiro, no Médio-Norte e no Oeste do Mato Grosso, com as avaliações da soja precoce

As lavouras de soja serão avaliadas por 18 equipes do Rally da Safra até o dia 04 de abril. Quatro equipes farão visitas técnicas aos produtores entre abril e maio. Outras seis percorrerão as lavouras de milho segunda safra em maio e junho.

O levantamento ocorre durante a fase de desenvolvimento das lavouras e colheita e os técnicos percorrerão polos produtores em 12 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins, que respondem por 95% da área de produção de soja e 72% da área de milho.

Nesta edição, o Rally estará presente nos principais eventos do agronegócio: Show Rural, em Cascavel (PR); ExpoDireto, em Não-Me-Toque (RS); Show Safra, em Lucas do Rio Verde (MT), e Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO). Patrocinam a 20ª edição do Rally da Safra: FMC, Prometeon, OCP Brasil, Santander e SoyTech.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo http://bit.ly/RallyRedesSociais

Fonte:

Deixe seu comentário