Portal da Cidade Santa Helena

Agricultura

IDR discute enfezamento do milho com produtores que participarão do Show Rural

Infestações esporádicas do enfezamento foram localizadas primeiro no Oeste do Paraná há cerca de 20 anos

Publicado em 02/02/2023 às 18:12
Atualizado em

(Foto: IDR-PARANÁ)

(Foto: IDR-PARANÁ)

0:00
0:00

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) preparou para a 35ª edição do Show Rural uma unidade temática para discutir com os visitantes o enfezamento do milho, doença que vem preocupando produtores e técnicos em todo o Brasil.

A bióloga Michele Regina Lopes da Silva, do IDR-PR, explica que este é um problema que atinge tanto a primeira quanto a segunda safra, e já está presente em todas as regiões produtoras de milho.

Infestações esporádicas do enfezamento foram localizadas primeiro no Oeste do Paraná há cerca de 20 anos. A partir de 2017 aumentaram os relatos de ocorrência e, nas últimas safras, houve a constatação de até 40% de perdas pela doença em algumas lavouras do Estado.

Os especialistas denominam a moléstia de complexo do enfezamento, porque seu ciclo envolve um inseto, a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), as bactérias fitoplasma (Candidatus Phytoplasma asteris) e espiroplasma (Spiroplasma kunkelii), também conhecidas como molicutes, e, ainda, o chamado vírus da risca (Maize Rayado Fino Virus).

Não há controle curativo para as doenças do complexo de enfezamento. Por isso, é fundamental escolher cultivares tolerantes à cigarrinha, usar sementes tratadas e adotar ações preventivas culturais integradas com aplicações de inseticidas químicos e biológicos.

A cigarrinha se contamina ao sugar a seiva de plantas infectadas e transmite as bactérias e o vírus quando migra para se alimentar novamente em lavouras sadias. O inseto voa em um raio de 30 quilômetros, mas também é transportado por correntes de ar e pode alcançar distâncias maiores.

“Uma vez infectada, a cigarrinha transmite as bactérias e o vírus até o fim de seu ciclo de vida, de aproximadamente três meses”, ressalta a bióloga.

SINTOMAS E PREVENÇÃO

Os sintomas são manchas vermelhas ou amarelas nas bordas das folhas ou em formato de riscas (que revela a presença do vírus) e desenvolvimento reduzido da lavoura. Eles aparecem na fase de pendoamento e formação de grãos. Mas o produtor deve estar atento e não se deixar enganar, porque a contaminação ocorre muito antes, até cerca de 35 dias após a emergência das plantas.

“É impossível saber, a olho nu, se a cigarrinha está contaminada com os patógenos. Então, o produtor deve vistoriar as lavouras desde a emergência da planta e, mesmo que observe apenas um inseto por planta, iniciar as pulverizações de inseticidas”, aconselha a pesquisadora.

Michele Silva aponta que a primeira pulverização deve ser feita com inseticida químico — um “choque” para eliminar cigarrinhas que migraram de outras lavouras ou de tigueras (aparecimento de plantas de lavouras antecessoras). Na na sequência, o produtor deve alternar o inseticida químico com produtos biológicos.

É preciso observar, no entanto, que inseticidas biológicos devem ser utilizados a partir do estágio V3, quando a planta já formou o “cartuchinho”. A eficiência desses produtos também está relacionada com a pulverização em dias em que haja boa umidade do ar (mais de 55%) e temperatura ao redor de 30°C, detalha a pesquisadora.

Há no Estado vários inseticidas biológicos à base de fungos (Beauveria bassiana e Isaria fumosorosea) e de bactérias (Pseudomonas chlororaphis e Pseudomonas fluorescens) liberados para o controle da cigarrinha-do-milho pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

As pulverizações alternadas de inseticidas químicos e biológicos devem ser feitas por aproximadamente 40 dias (estágio V8), o que resulta em cerca de quatro aplicações. “A partir dessa fase, eventuais cigarrinhas observadas são provenientes de lavouras adjacentes, não é falha no controle. Além disso, não causam mais tantos danos”, explica a pesquisadora.

SEMEADURA SIMULTÂNEA

Outro cuidado recomendado é a semeadura simultânea em uma mesma região para evitar a chamada “ponte verde”, que é a existência de lavouras em diferentes etapas de desenvolvimento e, com isso, oferta de alimentos e estímulo à migração das cigarrinhas e ao reinício do ciclo de contaminação de cultivos.

Todas essas práticas devem ser conjugadas com a rotação de culturas e a eliminação de plantas guaxas do terreno, com a finalidade de interromper o ciclo do vetor e dos patógenos.

PARANÁ

Na safra 2019-2020, pesquisadores e extensionistas do IDR-Paraná e técnicos da Adapar fizeram as primeiras coletas de plantas, adultas e recém-emergidas, cigarrinhas e de milho tiguera em diferentes regiões produtoras do Estado. A análise desse material confirmou a existência do vírus da risca e das bactérias fitoplasma e espiroplasma. Desde então, o Estado vem monitorando a presença do complexo nas lavouras paranaenses.

Desde 2022, o IDR-Paraná avalia a suscetibilidade dos híbridos mais cultivados no Paraná, trabalho conduzido em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo e as cooperativas Coamo, Cocamar, Copacol e Integrada.

Com ensaios conduzidos em Assaí, Campo Mourão, Cascavel, Floresta, Londrina e Sete Lagoas (MG), já foi possível diferenciar híbridos menos suscetíveis ao enfezamento do milho, segundo a pesquisadora do IDR-Paraná. Os experimentos serão repetidos e resultados mais robustos deverão ser publicados pelo IDR-Paraná neste ano.

Para 2023 está previsto o início de novos estudos por intermédio da Rede AgroPesquisa (Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada), com foco no entendimento da cigarrinha — dinâmica populacional, armadilha luminosa para monitoramento e estratégias de manejo com inseticidas químicos e biológicos — e na avaliação da tolerância das cultivares à praga.

Esses projetos envolvem a UEL (Universidade Estadual de Londrina), a Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná), a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e a UniCesumar.

SHOW RURAL

Realizado pela Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel), o Show Rural é um dos mais importantes eventos do país dedicados à disseminação de tecnologias para agricultura e pecuária. A edição deste ano começa na próxima segunda-feira (6) e prossegue até 10 de fevereiro, em Cascavel.

Fonte:

Deixe seu comentário