Faleceu neste sábado (04) em Guaratuba, um dos pioneiros de Santa Helena, Renato Simioni, um dos percursores do ramo de hotelaria, sendo de sua propriedade o famoso Hotel Simioni.
Renato chegou em Santa Helena em 1962, vindo de Guaporé no Rio Grande do Sul. Na época não existiam casas e estavam surgindo os primeiros loteamentos. Um dos primeiros prédios a ser construído foi de Renato Simioni.
No espaço, foi instalada a rodoviária, um bar e também um hotel. Em 1969, a cidade começou a receber novos moradores e atrair novas empresas. O Hotel Simioni registrou os maiores movimentos de sua história essa época. O município contava com 60 mil habitantes e não se cogitava a formação do Lago de Itaipu.
O empreendimento resistiu ao êxodo provocado por Itaipu e manteve suas instalações no mesmo local de sua fundação. O espaço foi aumentado e reformado.
Seu Renato liderou por muitos anos a Sociedade Recreativa e Esportiva Incas. Também teve grande influência na política local e regional.
Há alguns anos, Renato Simioni lutava contra um câncer. O corpo do pioneiro santa-helenense está sendo velado em Curitiba, onde será sepultado neste domingo (06).
Seu Renato deixa esposa Dina e os filhos Renato, Priscila e Poliana.