Portal da Cidade Santa Helena

sanepar

Tarifa de água fica 5,77% mais cara no Paraná em maio

O aumento foi aprovado nesta quarta-feira (15), pela AGEPAR – a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná

Publicado em 15/04/2021 às 22:05

(Foto: Divulgação/Sanepar)

A tarifa de água deve ficar 5,77% mais cara no Paraná. O aumento foi aprovado nesta quarta-feira (15), pela AGEPAR – a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná.

A previsão da agência é que as contas do consumo registrado no mês de maio sejam emitidas ao consumidor, já com o reajuste aplicado. No porcentual de aumento aprovado, está incluso a retomada da cobrança das parcelas de recomposição tarifária, de reajustes não aprovados nos anos anteriores.

O pagamento destas parcelas à Sanepar estava suspenso em razão da pandemia. O reajuste foi aprovado pela AGEPAR após a comprovação da regularidade das audiências públicas realizadas no início do ano, que debateram os custos que compõem a tarifa e a fórmula do reajuste.

Neste encontro, foi definida a substituição do indicador de reposição inflacionária da tarifa de água do IGP-M pelo IPCA. Segundo a agência, o IPCA não tem grandes oscilações, por conta da taxa de câmbio, o que é o caso do IGP-M.

Num cenário nacional de elevada volatilidade do real frente ao dólar, a mudança do indicador acabou por ser mais benéfica ao consumidor, defende a AGEPAR. Em fevereiro, a tarifa de água ficou 5,11% mais cara no Paraná.

Por conta da pandemia do coronavírus, o reajuste da cobrança pelo serviço de água e esgoto no estado estava suspenso desde setembro, a pedido do Governo do Estado. Somados os dois aumentos, a tarifa de água ficou 10,88% mais cara no Paraná.

Fonte:

Deixe seu comentário