Portal da Cidade Santa Helena

Frio Intenso

PR tem 16 cidades com temperaturas negativas; General Carneiro registrou -7,8ºC

A predominância da massa de ar frio e seco fez com que os termômetros do Simepar não passassem da marca de um dígito na manhã nesta terça-feira (20)

Publicado em 20/07/2021 às 02:57

(Foto: Ana Tigrinho /AEN)

0:00
0:00

Com a predominância da massa de ar frio e seco em todas as regiões paranaenses, os termômetros das estações meteorológicas do Paraná não passaram de um dígito na manhã desta terça-feira (20), com muitos locais amanhecendo com os gramados brancos de geada. Em 16 cidades, as temperaturas foram negativas, chegando à mínima de -7,8ºC, registrada em General Carneiro, no Sul do Estado. As informações são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Seis estações apresentaram as menores temperaturas do ano: APPA Antonina (5,1ºC), Lapa (-2,8ºC), Palmas (-2,9ºC), Paranaguá (6,6ºC), Pinhais (-0,9ºC) e União da Vitória (-3,6ºC). Algumas delas superaram, inclusive, o recorde negativo alcançado na segunda-feira (19), quando a temperatura foi a mais baixa do ano em 15 municípios paranaenses.

A formação de nebulosidade no Norte do Paraná na noite de segunda foi o que reteve a queda mais acentuada nos termômetros naquela região. Já na metade Sul do Estado, onde ocorreu a maior parte das temperaturas negativas, o céu mais claro manteve o declínio nos termômetros. A previsão ao longo do dia é de temperaturas mais amenas, com o tempo aberto e sol predominante.

As cidades que registraram números abaixo de zero nos termômetros foram Cerro Azul (-0,5ºC), Clevelândia (-0,8ºC), Colombo (-2,7ºC), Francisco Beltrão (-1,3ºC), General Carneiro (-7,8ºC), Guarapuava (-2,5ºC), Inácio Martins (-0,8ºC), Jaguariaíva (-0,3ºC), Lapa (-2,8ºC), Palmas (-2,9ºC), Palotina (-2,2ºC), Pinhais (-0,9ºC), Pinhão (-3,7ºC), Ponta Grossa (-2ºC), Telêmaco Borba (-0,8ºC) e União da Vitória (-3,6ºC). Na Capital, a mínima foi de 0,9ºC.

Segundo a meteorologista do Simepar Lídia Mota, “as temperaturas sobem, com os termômetros podendo registrar máximas de 15ºC em Curitiba, 16ºC em Ponta Grossa e 18ºC no Litoral. No Centro-Sul chegam à casa dos 17ºC e nas regiões Oeste e no Norte do Estado, variam entre 18ºC e 20ºC”.

A meteorologista destaca que o frio deve perder intensidade a partir desta quarta-feira (21), com a previsão de tempo estável, sem a previsão de chuvas, pelo menos até a próxima semana. A possibilidade é de baixa umidade relativa do ar no Interior do Estado, que poderá chegar a valores próximos ou abaixo dos 30%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ideal está entre 50% e 60%.

“A massa de ar seco e frio, que favorecem esse cenário mais gelado, começa a perder força a partir de amanhã, quando as temperaturas começa a se elevar”, explica. “Nesse período também podemos observar alguma variação de nebulosidade entre os Campos Gerais, Centro-Sul e no Leste do Paraná (RMC e Litoral), com a possibilidade de formação de nevoeiros”.

Fonte:

Deixe seu comentário