Portal da Cidade Santa Helena

Dengue

Paraná confirma 1.284 novos casos de dengue em uma semana

Ao todo, 253 municípios paranaenses já registraram casos da doença. Há ainda 14.738 casos em investigação e 63.596 notificações

Publicado em 15/03/2023 às 15:36
Atualizado em

(Foto: Pedro Ribas/ANPr)

Nos últimos sete dias, o Paraná confirmou mais 1.284 novos casos de dengue no Estado. Com as novas confirmações, o número de ocorrências subiu para 6.851 desde agosto do ano passado, quando teve início o período epidemiológico. Os dados foram divulgados no mais recente boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta terça-feira (14).

Ao todo, 253 municípios paranaenses já registraram casos da doença. Há ainda 14.738 casos em investigação e 63.596 notificações. O boletim semanal não traz novos óbitos, mantendo seis mortes por dengue no Estado.

Em relação à chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, são mais três casos em relação à semana anterior. No atual período sazonal são 38 confirmações, sendo 23 casos importados, 13 autóctones e dois ainda permanecem em investigação quanto ao local provável de infecção. Os casos autóctones (quando a doença é contraída no município de residência) ocorreram nos municípios de Pato Branco, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Matelândia e Umuarama.

Durante este período sazonal não foram contabilizados casos de zika. Houve 42 notificações, sendo que nove estão em investigação.

CUIDADOS CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Os criadouros mais comuns do mosquito da dengue são pneus, calhas, vasos, pratos de vasos, garrafas, caixas d’água sem tampa ou com a tampa quebrada, latas, lonas ou plásticos, ralos, bromélias, piscinas sem tratamento, banheiros em desuso, cisternas sem vedação adequada e recipientes que possam acumular água.

SINTOMAS DE DENGUE

Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, cansaço e dor nas articulações, a população deve procurar os serviços de saúde e seguir as recomendações da equipe, evitando que se agrave o quadro clínico.

Fonte:

Deixe seu comentário