Portal da Cidade Santa Helena

Dengue

Saúde confirma 207 novos casos de dengue no Paraná

O Paraná acumula 37.099 notificações de casos suspeitos de dengue no atual ciclo sazonal, em 225 municípios, e três mortes pela doença

Publicado em 25/01/2023 às 08:45

(Foto: Pedro Ribas/ANPr)

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou 207 casos de dengue no Paraná. Desde o início do ciclo epidemiológico, iniciado em agosto do ano passado, o estado soma um total de 6.412 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Com os dados incluídos no boletim semanal da doença, divulgado ontem (24), o Paraná acumula 37.099 notificações de casos suspeitos de dengue, com 2.642 confirmações.

Os casos confirmados estão distribuídos por 225 municípios, e há ainda em investigação 6.412 casos, ainda conforme a Sesa.

O informe não traz novos óbitos confirmados, o Estado permanece com três mortes registradas neste período. Entre as confirmações da doença, há casos com sinais alarme e dengue grave.

“O Governo do Paraná segue em alerta e mobilizado contra a dengue, mas além dos nossos esforços, é muito importante o apoio permanente da população para a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor das doenças; cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti estão em ambiente domiciliar, por isso observem seus quintais, fiquem atentos à água parada nos recipientes e a outros potenciais criadouros”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Evolução da dengue

A dengue com sinais alarme é caracterizada por sintomas de maior complexidade. No período de redução da febre o paciente pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hipotensão e sangramento de mucosa.

Já a grave, pode ocorrer hemorragia e choque (situação de emergência decorrente da perda de grande quantidade de líquidos e sangue).

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão de zika e chikungunya. Durante este período não houve registro de casos de zika e quatro casos de febre chikungunya foram confirmados, todos importados.

Fonte:

Deixe seu comentário