Portal da Cidade Santa Helena

papo de especialista

Gripe canina? Existe? O que fazer?

A recomendação diária é protegê-los contra correntes de vento e chuva, manter o ambiente limpo e evitar a exposição do cão às mudanças bruscas do tempo

Publicado em 28/04/2021 às 23:03
Atualizado em

A melhor maneira de prevenir é vacinar (Foto: Divulgação )

Inaugurando a seção Papo de Especialista do Portal da Cidade, a médica veterinária, Dra Lilian Helena Cassanego fala sobre a Gripe Canina, confira.

Gripe canina é transmitida pelo ar de secreções respiratórias, além disso a doença pode ser transmitida a um cão através do contato direto com um cão infectado, através de contato com objetos contaminados, e por pessoas que podem ser portadores do agente em suas mãos ou roupas.

Para evitar que nossos amigos fiquem doentes, a recomendação diária é protegê-los contra correntes de vento e chuva, manter o ambiente limpo e evitar a exposição do cão às mudanças bruscas de temperatura.

Além disso, a vacinação específica é essencial para resguardar o animal da bactéria Bordetellabronchiseptica e o vírus Parainfluenza e o Adenovírus Tipo 2, que podem atuar sozinhos ou em conjunto na gripe canina. A vacinação pode proteger principalmente os filhotes e cães idosos que apresentam debilidades por conta da idade.

Cães com sinais leves da doença recuperam-se facilmente. A morte ocorre principalmente em cães com a forma mais grave da doença.

A vacina não vai tratar a doença e não pode evitá-la totalmente, mas pode ajudar a diminuir a gravidade da doença, se o cão for infectado. A vacina também irá diminuir a quantidade do agente que é espalhado no ambiente já que os cães vacinados são menos susceptíveis de transmitir a doença a outros cães.

Portanto a melhor maneira de prevenir é vacinar, agende uma consulta na São Luiz e esclareça suas dúvidas, para melhor tratar seu amigo.


São Luiz Clínica Veterinária

Rua Argentina, 2470, Cidade Alta

45 3268 3031

Facebook | Instagram | WhatsApp

Fonte:

Deixe seu comentário