Portal da Cidade Santa Helena

OPERAÇÃO ELEITORAL

PF cumpre quatro mandados em investigação sobre compra de votos na região

Apuração aponta entrega de vales para 10 litros de gasolina e possível uso da estrutura pública em campanha eleitoral

Publicado em 06/10/2026 às 07:26
Atualizado em

(Foto: Polícia Federal)

A Polícia Federal cumpriu, na tarde de domingo (4), quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Santa Terezinha de Itaipu/PR, no âmbito da Operação Carta Marcada, que investiga um possível esquema de compra de votos e outras irregularidades eleitorais no município.

As investigações apontam que eleitores teriam recebido vales correspondentes a 10 litros de gasolina, entregues juntamente com materiais de propaganda eleitoral e cartas com informações sobre obras públicas do município.


Segundo os elementos reunidos até o momento, o benefício seria oferecido em troca da promessa de voto e da autorização para a colocação de adesivos de campanha nos veículos dos eleitores.

A apuração também identificou indícios de uso da estrutura pública municipal em favor da campanha eleitoral.

De acordo com a investigação, teriam ocorrido reuniões em dependências da prefeitura, durante o expediente, para distribuição de materiais de campanha a servidores públicos e outros colaboradores.

Há ainda indícios de que a entrega de vales-combustível e a adesivação de veículos eram realizadas em um comitê de campanha, com possível participação de servidores comissionados.

Durante uma diligência realizada no curso da investigação, policiais federais utilizaram, em um posto de combustíveis do município, um dos vales obtidos durante a apuração.


O documento foi aceito para o abastecimento de 10 litros de gasolina, e um funcionário do estabelecimento confirmou que o vale estava relacionado à campanha eleitoral.

Os quatro mandados foram cumpridos na prefeitura municipal, em um comitê de campanha, no posto de combustíveis relacionado ao fornecimento dos vales e na residência de um servidor investigado por possível participação na distribuição do material.

A investigação apura, entre outras condutas, a possível prática de corrupção eleitoral, prevista no artigo 299 do Código Eleitoral, além de captação ilícita de sufrágio, abuso de poder político e econômico e eventual uso indevido da estrutura pública em benefício eleitoral.

As investigações prosseguem para esclarecer a extensão das condutas, identificar todos os envolvidos e apurar as responsabilidades nas esferas criminal e eleitoral.


Fonte: Polícia Federal

Envie sua notícia

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp