DOWNLOAD DISPONÍVEL
Eleitores de Santa Helena poderão baixar e validar e-Título no dia da votação
TSE recomenda que aplicativo seja instalado e acessado com antecedência para evitar concentração de usuários no dia da votação
Publicado em
25/09/2026 às 08:28
Atualizado em
Faltam nove dias para o primeiro turno das Eleições 2026, marcado para 4 de outubro, e os eleitores que pretendem utilizar o e-Título já podem baixar e ativar o aplicativo da Justiça Eleitoral.
A recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o procedimento seja feito com antecedência, mesmo com a mudança na orientação para este ano.
Diferentemente das eleições anteriores, o download e o primeiro acesso ao e-Título não serão interrompidos no dia da votação em 2026.
O TSE informou que o aplicativo poderá ser baixado e ativado tanto no primeiro quanto em eventual segundo turno.
A mudança foi anunciada ontem (24), pelo presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques. Segundo o tribunal, melhorias na infraestrutura do sistema permitirão manter os serviços disponíveis durante o período de votação.
Apesar disso, a Justiça Eleitoral orienta que o eleitor não deixe a instalação e a ativação para a última hora.
Fazer o procedimento antecipadamente ajuda a reduzir a concentração de acessos e permite verificar se os dados e as funcionalidades do aplicativo estão disponíveis corretamente.
Como ativar o e-Título
O aplicativo é gratuito e está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. No primeiro acesso, o eleitor deve informar os dados solicitados pelo sistema e seguir as etapas de validação.
Entre os recursos disponíveis estão a consulta ao local de votação, número do título, situação eleitoral, emissão de certidões e justificativa de ausência às urnas.
Para utilizar o e-Título como documento de identificação no dia da eleição, é necessário que a fotografia do eleitor apareça no aplicativo.
Esse recurso depende do cadastro biométrico com fotografia na Justiça Eleitoral. Caso a foto não esteja disponível, será necessário apresentar outro documento oficial com foto.
Entre os documentos aceitos estão a Carteira de Identidade Nacional (CIN), RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho física, carteira profissional emitida por conselho de classe e o próprio e-Título com fotografia.
O primeiro turno das Eleições 2026 será realizado em 4 de outubro, enquanto um eventual segundo turno está marcado para 25 de outubro.
Fonte: Portal da Cidade Santa Helena com informações da Agência Brasil
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Possível desvio de roupas envolve estabelecimentos comerciais de Santa Helena
29/08/2026 às 08:11
Motorista do HB20 envolvido em acidente com veículo de Santa Helena é preso
21/08/2026 às 07:30
Eleitor de Santa Helena tem até esta quinta-feira (20) para solicitar voto em trânsito
20/08/2026 às 07:54
Eleitores de Santa Helena têm até dia 20 de agosto para solicitar voto em trânsito
10/08/2026 às 13:32
Moradora percebe desaparecimento de R$ 1 mil dentro de casa e registra ocorrência
14/07/2026 às 07:41
Entenda o que muda com a aprovação do fim da escala 6x1 na Câmara dos Deputados
28/05/2026 às 14:24