SÍMBOLO REGIONAL
Arte urbana destaca onça-pintada e reforça identidade ambiental de Matelândia
Projeto Onça Grafiteira leva representações da espécie a espaços do município e aproxima arte, turismo e conservação
Publicado em
09/10/2026 às 09:59
Atualizado em
As pinturas de onças-pintadas em diferentes espaços de Matelândia fazem parte de uma iniciativa que busca valorizar a biodiversidade e reforçar a relação do município com o Parque Nacional do Iguaçu.
As obras são produzidas pelo artista visual, muralista e grafiteiro carioca Igor Izy, conhecido nas redes sociais como @igorizy.
Em Matelândia, o trabalho integra o projeto Onça Grafiteira, desenvolvido em parceria com o Projeto Onças do Iguaçu. A proposta utiliza a arte urbana para ampliar a visibilidade da onça-pintada, espécie que é um dos símbolos da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu.
A iniciativa está relacionada a um conjunto de ações desenvolvidas no município e na região para transformar a presença do Parque Nacional do Iguaçu em elemento de identidade, turismo e desenvolvimento.
(Foto: Laura Dal Pozzo Zanolla - Assessora do Desenvolvimento do Turismo).
Entre essas iniciativas estão projetos ligados à Rota Caminhos do Peabiru, às crocheteiras da onça, ao conceito de Propriedade Amiga da Onça e ao próprio projeto Onça Grafiteira.
Segundo a diretora do Departamento de Turismo de Matelândia, Sandra Mara, as diferentes iniciativas seguem uma mesma direção ao relacionar o patrimônio natural existente no território com a identidade e as oportunidades de desenvolvimento do município.
A presença das pinturas em espaços públicos também leva essa temática para a paisagem urbana, aproximando moradores e visitantes do patrimônio natural existente na região.
Além do aspecto ambiental e turístico, a conservação das áreas naturais possui reflexos econômicos para os municípios.
Matelândia está entre os municípios paranaenses beneficiados pelo ICMS Ecológico, mecanismo que destina parcela da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios que possuem áreas protegidas e unidades de conservação em seus territórios.
(Foto: Laura Dal Pozzo Zanolla - Assessora do Desenvolvimento do Turismo).
Fonte: Assessoria
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Pato Bragado celebra a Oktoberfest com desfile, chope e atrações musicais
09/10/2026 às 09:50
Leilão online da Prefeitura de Missal terá veículos e máquinas a partir de R$ 5,5 mil
08/10/2026 às 08:30
Aluna da Escola Municipal de Pato Bragado se destaca em projeto de Justiça e Cidadania
07/10/2026 às 10:27
Pato Bragado já vive o clima da 26ª Oktoberfest
06/10/2026 às 09:59
Gestores conhecem ações de Educação Ambiental e Cultura em Quatro Pontes e Nova Santa Rosa
05/10/2026 às 18:19
Dia do Idoso é celebrado com tarde de integração e confraternização em Pato Bragado
05/10/2026 às 18:10