Portal da Cidade Santa Helena

cidade

SH vai contratar instalação de sistemas fotovoltaicos para prédios públicos

O objetivo é atender a demanda do Centro de Educação Infantil Meu Cantinho e a Escola Tancredo Neves, além das escolas José Engel e Tiradentes

Publicado em 22/04/2024 às 09:29
Atualizado em

Escola Tancredo Neves (Foto: Assessoria)

Foi publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial, a abertura de processo licitatório para a aquisição de quatro sistemas fotovoltaicos para atender a quatro instituições de ensino municipais. O pregão eletrônico ocorrerá no dia 3 de maio, conforme publicado no D.O. 

O objetivo é atender a demanda do Centro Municipal de Educação Infantil Meu Cantinho e a Escola Municipal Tancredo Neves, ambos na sede, além das escolas José Engel e Tiradentes, respectivamente dos distritos de São Clemente e Sub-Sede.

Estes sistemas são de convênio com a Gestão de Bacias Hidrográficas firmado em 2023 entre a prefeitura e a Itaipu Binacional, cuja finalidade é realizar diversas atividades que visem a proteção ambiental. 

Brevemente será também anunciada a aquisição de mais oito mini usinas fotovoltaicos, desta vez pertencentes à parceria do município como programa Itaipu + que Energia. Os novos locais serão anunciados em breve. 

Serão, portanto, licitadas ainda neste semestre, 12 mini usinas fotovoltaicas, atendendo unidades de educação, saúde, assistência social e outros órgãos públicos do município, com a expectativa de poupar em torno de R$ 70.000,00 mensais dos cofres públicos, além de contribuir com o meio ambiente.

Os CMEIs de São Clemente e da Vila Rica quando da realização de suas obras de reforma já receberam sistema de geração fotovoltaica com financiamento pela municipalidade. 

Para Vera Schmidt, assessora de Inovação, Integração e Atração de Recursos da prefeitura de Santa Helena, estas ações são importantes para a maior eficiência do gasto público e para a proteção ambiental.

“O município de Santa Helena está vivendo uma verdadeira revolução em termos de transição energética para fontes renováveis” disse Vera. “São diversas iniciativas de subsídios para a produção de novas energias para o campo e a cidade já implementados através de programas como o Viabiliza Agro, o Supera Santa Helena e mais recentemente com o Programa de Energias Renováveis para a aquisição de sistemas fotovoltaicos para as residências”, lembrou a assessora Vera Schmidt.

Fonte:

Deixe seu comentário