Portal da Cidade Santa Helena

Pesquisa

Duas cidades do PR registram maiores taxas de divórcios no país

Em Santa Helena, a pesquisa registra 88 casamentos e 49 divórcios; números da região chamam atenção

Publicado em 27/03/2024 às 17:54
Atualizado em

(Foto: Ilustrativa/ Freepik)

O Paraná registrou 24.174 divórcios em 2022, foram 488 a mais em comparação com o mesmo período de 2021. Ivatuba, no norte do Paraná, e Iracema do Oeste, na região oeste, estão com as maiores taxas no país, segundo a Pesquisa de Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Estas cidades registraram as duas maiores proporcionais, ou seja, por número de habitantes. A pesquisa considera apenas a quantidade de habitantes que tenham a partir de 15 anos de idade. Veja, abaixo, cada uma delas.

Em Curitiba, a taxa de divórcios é 1,3 para cada mil habitantes, com 2.021 registros, ficando atrás de Goiânia, com 1,5 para cada mil habitantes.

No país, são 420 mil divórcios registrados em 2022.

Além disso, entre as 15 primeiras cidades com maiores registros de divórcios, nove municípios paranaenses aparecem na lista. São elas:

Ivatuba – Paraná

Iracema do Oeste – Paraná

Reserva do Cabaçal – Mato Grosso

Sagres – São Paulo

Guaraíta – Goiás

Jundiá – Alagoas

Altamira do Paraná – Paraná

Inajá – Paraná

Serranópolis do Iguaçu- Paraná

Nossa Senhora das Graças – Paraná

Pedrinópolis – Minas Gerais

Mimoso de Goiás – Goiás

Rancho Alegre D’Oeste – Paraná

Jundiaí do Sul – Paraná

Diamante do Norte – Paraná

Ivatuba

Em Ivatuba, a população da cidade chegou a 2.708 pessoas, segundo o Censo de 2022. Para as informações sobre divórcios, o Instituto considera apenas a quantidade de habitantes que tenham a partir de 15 anos de idade.

Conforme os dados, são sete divórcios para cada mil pessoas no município. Assim, a cidade tem a maior quantitativo de divorciados registrados no Brasil em relação à quantidade de habitantes, como apontou o IBGE.

Iracema do Oeste

O Censo de 2022 registrou 2.343 como a população total de Iracema do Oeste. Deste montante, 1.938 têm 15 anos ou mais. Os dados do levantamento apontaram que, para cada mil habitantes nesta faixa etária, há seis divórcios registrados na cidade.

A cidade é a segunda do Brasil com a maior taxa de divórcios proporcional.

Números dos municípios da região Oeste do Paraná:


Fonte:

Deixe seu comentário