Portal da Cidade Santa Helena

Alerta

Inmet emite alerta de perigo de tempestade para todo Paraná nesta terça (16)

Instituto Nacional de Meteorologia diz que as regiões atingidas pelos temporais podem registrar fortes ventos de até 100 km/h

Publicado em 16/04/2024 às 10:53

(Foto: INMET)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para todo Paraná nesta terça-feira (16). O aviso de perigo vale até o fim do dia.

Nas regiões atingidas pelo temporal, de acordo com o órgão, pode chover até cerca de 100 milímetros por dia, com fortes ventos chegando até 100 km/h.

Os meteorologistas alertam que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

De acordo com o alerta, o risco de temporal abrange todo o estado.

Como se proteger de tempestades

Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatadas à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;

Não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

Mantenha distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados;

Orientações para desastres específicos, como vendavais, chuvas de granizo, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e tempestade de raios podem ser consultados no site da Defesa Civil.

Fonte:

Deixe seu comentário