Portal da Cidade Santa Helena

turismo

SH e municípios da região Oeste participam do 8º Circuito de Cicloturismo

Cada município é responsável por preparar o trajeto e organizar as rotas por onde os participantes devem passar

Publicado em 29/02/2024 às 17:34

(Foto: Divulgação/Adetur Cataratas e Caminhos)

(Foto: Divulgação/Adetur Cataratas e Caminhos)

(Foto: Divulgação/Adetur Cataratas e Caminhos)

(Foto: Divulgação/Adetur Cataratas e Caminhos)

(Foto: Divulgação/Adetur Cataratas e Caminhos)

Um grande passeio de bike por atrativos turísticos da região Oeste do Paraná é a proposta do 8º Circuito Regional de Cicloturismo. Ele tem 15 etapas, cada uma realizada em uma cidade que faz parte da Adetur Cataratas e Caminhos, Instância de Governança Regional (IGR) cujas atividades têm apoio da Secretaria do Turismo do Paraná. A última edição do evento reuniu mais de oito mil participantes.

A primeira etapa acontece no dia 17 de março em Marechal Cândido Rondon com percursos de 30 e 40 km em estradas de chão, pedra irregular e asfalto. As inscrições estão abertas no site www.adeturcataratasecaminhos.org.br/cicloturismo. Os participantes receberão café da manhã, frutas e água antes e durante o percurso, que também tem carro de apoio. A largada acontece no Centro de Eventos Werner Wanderer às 8 horas. A orientação é que os participantes cheguem ao local a partir das 06h30.

As outras etapas acontecerão nos municípios de Mercedes, Pato Bragado, Medianeira, Foz do Iguaçu, Guaíra, Céu Azul, Entre Rios do Oeste, Matelândia, Santa Helena, Terra Roxa, Itaipulândia, Missal, Serranópolis do Iguaçu e Santa Terezinha do Itaipu. Cada município é responsável por preparar o trajeto e organizar as rotas por onde os participantes devem passar. A programação completa dos trajetos pode ser consultada AQUI.

A 8ª edição, que tem programação até outubro do ano que vem, é chamada de Caminhos do Iguaçu porque os participantes passam pelo local onde está sendo desenvolvido um projeto de trilhas para interligar o Parque Nacional do Iguaçu (em Foz do Iguaçu) ao Parque Nacional de Ilha Grande (em Guaíra).

“Os ciclistas viverão uma imersão de experiências na nossa região, passando pelos principais atrativos, empreendimentos turísticos, priorizando áreas naturais e rurais. Cada município lançará sua ciclorrota, com a sinalização permanente, oportunizando que o ciclista retorne a esse roteiro”, destaca a coordenadora técnica da Adetur Cataratas e Caminhos, Sara Fernanda de Moraes.

O evento é promovido pela Adetur Cataratas e Caminhos, com apoio da Secretaria do Turismo e das prefeituras por onde passa o percurso. Essa edição também conta com o apoio da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Cresol Conexão, Calé Bike Shop, Pet Bike Shop, HDC Bike Shop e Proativa Sport Clothing.

Fonte:

Deixe seu comentário