Portal da Cidade Santa Helena

Europa

Espanha e França: um roteiro para quem ama cultura e história

Vivencie a riqueza cultural e conheça o patrimônio histórico da Espanha e França. Confira estas dicas para ter uma ótima experiência de viagem pela Europa

Publicado em 20/09/2023 às 11:30
Atualizado em

(Foto: Ilustrativa/ Freepik)

(Informe Publicitário)

O continente europeu conta com inúmeros destinos turísticos que proporcionam um mergulho no patrimônio histórico e cultural da humanidade.

Espanha e França são boas opções para quem pretende conferir diversas atrações interessantes em uma mesma viagem pela Europa, sem gastar muito e com tempo para aproveitar o que cada país tem de melhor. Por isso, reunimos esta série de dicas para ajudar você a montar o seu roteiro.

Dicas essenciais para uma boa experiência de viagem à Europa

O que levar: para viajar à Espanha e França como turista, não é obrigatório fazer seguro-viagem ou tirar um Visto Schengen para brasileiros. O único requisito é levar seu passaporte válido por mais de 3 meses, considerando a previsão de volta ao Brasil. Mas, fique de olho nas notícias sobre o ETIAS e prepare-se porque logo será necessário obter uma autorização online para entrar na Europa com isenção de visto.

Quando ir: a baixa estação é a melhor época para viajar à Europa, já que as atrações não ficam tão lotadas e costuma haver hospedagem disponível em qualquer faixa de orçamento. Procure viajar nos meses de abril, maio, junho, setembro ou outubro, quando o clima é mais agradável para um roteiro de turismo cultural pelas cidades francesas e espanholas.

Como se locomover: para aproveitar ao máximo o seu tempo e dinheiro, é interessante comprar um passe de trem antes de sair do Brasil. Os países europeus têm uma ótima infraestrutura para viagens ferroviárias, com integração aos transportes públicos — se preferir alugar um carro, você terá dificuldade em estacionar e se locomover pelos centros urbanos.

Por que combinar Espanha e França

A proximidade entre Espanha e França já seria um bom motivo para cruzar as fronteiras entre esses países em seu mês de férias, mas a combinação se torna ainda mais especial pela diversidade de aspectos históricos e culturais: do idioma ao temperamento dos habitantes, da gastronomia aos estilos artísticos e arquitetônicos, as atrações francesas e espanholas não poderiam ser mais diferentes.

Madri e Paris são ótimas opções de ponto de partida e destino final desse tipo de roteiro, pois estão no topo de lista dos voos mais baratos para a Europa. E, para quem pode passar uma temporada maior no continente europeu, é fácil viajar com companhias low-cost e até ir de ônibus para países como Andorra, Bélgica, Holanda, Suíça e Itália (confira nosso artigo com dicas para visitar o Vaticano).

Então, inspire-se nesses exemplos de atrações e monte o seu roteiro de viagem:

Principais atrações na Espanha

  • Cidades como Aranjuez, Ávila, Toledo e Segóvia, que não ficam longe de Madri.
  • As obras de Gaudí espalhadas por Barcelona.
  • Os locais de peregrinação em Santiago de Compostela.
  • O complexo de palácios em Alhambra e Granada.
  • Sevilha e outros destinos na região da Andaluzia, berço da dança flamenca.
  • A biodiversidade e paisagem cultural de Ibiza e as montanhas sagradas de Gran Canaria.
  • Museus arrojados, como o Guggenheim em Bilbao e a casa de Dali em Figueres.
  • A moderna Cidade das Artes e Ciências em Valência, projetada por Santiago Calatrava.
  • As cavernas com artes rupestres da era paleolítica do norte de Espanha.
  • Polos gastronômicos como a Boqueria nas ramblas de Barcelona e o Mercado San Antón, em Madri.

Principais atrações na França

  • O Monte Perdido na região transfronteiriça com a Espanha e a rota francesa do Caminho de Santiago.
  • Além da torre Eiffel, do museu do Louvre e das atrações mais famosas de Paris, a Fundação Louis Vuitton nas imediações do parque Bois de Boulogne e a região do Canal Saint-Martin.
  • O Palácio de Versailles e seu famoso parque, além dos castelos franceses no Vale do Loire e outras regiões (inclusive com opções de hospedagem).
  • Os resorts de inverno e spas franceses.
  • A baía e o Mont Saint-Michel, já nas proximidades da Inglaterra.
  • As cidadezinhas e vinícolas na região da Provence.
  • A região conhecida como Cotê D’Azur ou Riviera Francesa, com atrações históricas à beira-mar.
  • A Grande Île, em Estrasburgo, próximo à fronteira com a Alemanha.
  • As salinas francesas em Salins-les-Bains e Arc-et-Senans.
  • Obras de Le Corbusier como a Casa La Roche, a Villa Savoye e o Immeuble Molitor em Paris, o Convento de La Tourette, próximo a Lyon e a Unité d’habitation, em Marselha.

Espanha e França somam quase uma centena de lugares classificados como patrimônio histórico mundial pela Unesco, a Organização das Nações Unidas. As opções são muitas, então vale a pena continuar pesquisando até definir o itinerário ideal.

Gostou das dicas? Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares!


Fonte:

Deixe seu comentário